Como Destruir a Saúde do Seu Filho

Alimentação- Embutidos

 Mortadela. Ou um cachorro-quente.   “Esses alimentos à base de carne, conhecidos como embutidos, foram inventados para facilitar as preparações e aumentar o prazo de validade do alimento. O problema é que eles possuem maior teor de gordura saturada”, explica Thais Souza. Esse tipo de gordura, encontrado principalmente em produtos de origem animal,  traz riscos à saúde quando ingerido em excesso, pois estimula o aumento dos níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.  Contêm excesso de sódio  – o que pode provocar pressão alta – e corantes – que podem causar alergias e problemas no estômago. Por fim, ainda há ali muitos conservantes, como o nitrito e o nitrato. No nosso organismo, eles são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas

cold cuts, hors' d'oeuvres, delicatessen

Caldos e temperos industrializados

 Eles possuem altos teores de sódio e glutamato monossódico. O sódio, se consumido além dos limites diários recomendados, pode levar ao desenvolvimento da hipertensão ou piorar o problema se ele já existe. O problema do glutamato é ainda pior: estudos têm mostrado que o nosso organismo o utiliza como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu consumo tem sido associado com dificuldades de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e câncer.

Biscoito recheado

Biscoitos com recheio de chocolate, morango ou o que for são inseparáveis de tardes ociosas na frente da televisão. “Carregadas com açúcares, essas pequenas guloseimas possuem densidade energética assustadora”, diz o nutricionista Rafael Moreira Claro, Pesquisador do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Além do excesso de açúcar, os biscoitos recheados tem muita gordura saturada, o que favorece o aumento do LDL (o “colesterol ruim”) e a diminuição do HDL, considerado o “colesterol bom”. O desequilíbrio nas taxas de colesterol é fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares graves. Os aditivos usados para dar cor são prejudiciais à saúde e estão associados à hiperatividade e déficit de atenção.

foods, biscuits, food

Salgadinhos

É isso mesmo. Outra delícia perigosa que adoramos consumir em momentos de ócio. Os salgadinhos também são fontes de glutamato monossódico, aquele  sal sódico que cria um sabor mais encorpado ao produto. 

Refrigerante

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. “Além de ser rica em açúcar, a bebida tem a capacidade de enganar os sistemas orgânicos relacionados ao controle das calorias ingeridas, apresentando íntima relação com o ganho excessivo de peso e a obesidade

blue, clean, clear
french fries, food, french

Frituras

Esse processo pode também promover a formação da gordura trans, que está diretamente relacionada ao aumento de doenças cardiovasculares e à piora do quadro de saúde de uma maneira geral. Além disso, o calor extremo estraga a estrutura química da molécula de gordura, produzindo uma substância potencialmente cancerígena chamada acroleína.

Churrasco

Ok, fritar é ruim. Mas tome cuidado quando decidir fazer um churrasco também. Nesse caso, o problema está no processo de preparação, e não com o alimento: segundo a nutricionista Thais, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.

rib of beef, grilling, barbecue
breakfast, bread, butter

Margarina

De novo, o colesterol. A maior parte das margarinas é feita com óleos vegetais líquidos hidrogenados – que são gordura trans. Essas gorduras não são reconhecidas pelo organismo, que não o metaboliza. Isso provoca acumulação de gordura na região abdominal e promove o aumento dos níveis de colesterol ruim e do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Açúcar​

“O açúcar, em especial o refinado, é 100% caloria, sem valor nutricional”, afirma a nutricionista Thais. Sim, ele torna a vida e os alimentos mais doces e tudo mais. Mas, quando consumido em excesso, é armazenado em nosso corpo sob a forma de triglicérides, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, por ser calórico, pode levar à obesidade e, com ela, aumentar o risco de diabetes, hipertensão e dislipidemias.

diabetes, blood sugar, diabetic
noodles, instant noodles, instant

Macarrão instantâneo

Conferindo o rótulo de um Miojo de 85g, encontramos mais de 30 ingredientes, a maioria deles aditivos químicos. “Costumo dizer que se um produto tem muitos nomes estranhos que não reconhecemos quando lemos, não pode ser considerado um alimento. Então é preciso evitar o consumo excessivo desse tipo de produto e valorizar a comida de verdade, em que reconhecemos os alimentos e ingredientes. Vamos descascar mais e desempacotar menos”, instrui a nutricionista Lívia Bacharini.

Refeições Congeladas

Você chega em casa morrendo de fome e está cansado demais para cozinhar algo. Então, olha para o micro-ondas, lembra-se da lasanha congelada que tem no freezer e bendiz essa tecnologia linda que facilita sua vida. Esse tipo de alimento semipronto é rico em gordura saturada, que faz subir os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

ham roll, food, court

Bacon

Michelle Schoffro Cook defende que o consumo diário de carnes processadas, como bacon, aumenta em 42% o risco de doenças cardíacas e em 19% as chances de desenvolver diabetes.

Donuts (rosquinhas fritas)

Guloseima popular nos Estados Unidos, o donuts conta com 35% de gorduras trans em sua composição.  Além disso, trata-se de um produto rico em açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares.

donuts, sweets, pastries
ice cream, cone, chocolate

Sorvete

Com as altas temperaturas do nosso verão tropical, fica difícil resistir a essa tentação calórica. Mas a verdade é que os tradicionais sorvetes industrializados, vendidos em potes, concentram altos níveis de açúcar, gorduras trans, corantes e de saborizantes artificiais. Esses elementos contam com substâncias químicas tóxicas ao nosso sistema nervoso.

Pipoca de Micro-ondas

A embalagem contém componentes químicos que podem contaminar a pipoca. Essas substâncias foram encontradas no sangue de consumidores e podem aumentar os riscos de câncer, além de se espalharem pelo meio-ambiente.

popcorn, corn, cinema

Barrinha de cereais

A maior parte das barrinhas de cereais contém muito açúcar e gorduras. É um erro achar que elas são um lanchinho saudável. Leia os ingredientes atentamente antes de comprá-las ou faça suas próprias barrinhas em casa.

Sopa de saquinho

A maioria dessas sopas contém uma quantidade altíssima de sódio, o que faz delas uma escolha nada saudável

food, eat, diet

Cereais matinais açucarados

Cereais matinais açucarados devem ser evitados, não apenas pela grande quantidade de açúcar que eles contêm, mas também porque eles são pobres em fibras e proteínas. Seu filho ou você ficará com fome bem antes da hora do almoço

ketchup

Algumas pessoas colocam ketchup em tudo, mas se esquecem de que o condimento é um dos alimentos com níveis de sal e açúcar mais altos.

basket, bread basket, roll

Pão branco

Este é outro alimento que deve ser evitado, já que também recebe o mesmo tipo de farinha. Além de refinada, a farinha branca favorece os picos de açúcar no sangue.

Suco de Caixinha

Como já sabemos, esse tipo de bebida possui alta concentração de açúcar e não tem nada de natural, pois na maioria das vezes é feito com sabor artificial da fruta

birthday, cake, sweet

Bolos e doces Industrializados

Esses alimentos aparecem na lista porque são feitos com açúcar refinado, farinha de trigo refinada e gorduras trans. Ou seja, são ricos em calorias e muito pobres em nutrientes.

Leite integral

É rico em gordura animal e pode fazer mal a pessoas com problemas de colesterol alto. Porém, pode ser consumido, sem exageros, por pessoas sem esse problema. Leite integral com certeza não é mais o que sai da caixinha que você compra no mercado.

glass, milk, white

Gelatina

Você já trocou um lanche por um pouco de gelatina para evitar o consumo de açúcar? Saiba, então, que 120 g de gelatina de morango podem conter 7,9 g de açúcar. Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a gelatina é um alimento que contém muitos açúcares, adoçantes, corantes artificiais e conservantes.

Nuggets

Na realidade, é uma pasta cor de rosa, consequência da trituração dos frangos inteiros separados mecanicamente. Além de cobre com aromatizantes e corantes artificiais para ocultar o sabor e o odor deste desinfetante químico. O American Journal of Medicine comparou os nuggets oferecidos em duas cadeias de fast food (sem dizer quais eram, embora possamos deduzir).Tinham somente 50% de carne de frango, sendo o resto uma mistura de cartilagens, nervos, ossos triturados, veias e gordura.

junk food

A Dieta do Palhaço

"Você precisa assistir este documentário sobre, para proteger a saúde do seu príncipe ou princesa"
Emersonsa
Emerson S Alves
Pai - Empreendedor

Saiba Passo A Passo Cuidar da Saúde da Sua Família.

Open chat
Como posso te ajudar?